Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

4 motivos para fazer a classificação dos ovos

Facebook Twitter LinkedIn
23 de junho de 2016 | Postado por Fornari

Assim como o ultrassom é importante para que os bebês nasçam saudáveis, a ovoscopia é importante para que os pintinhos se desenvolvam dentro do ovo. Através dela, descobre-se se o ovo está galado e se o embrião já começou a se desenvolver.

Esse acompanhamento só é possível através de uma luz forte que se coloca por trás dos ovos, o que permite que possamos enxergar o seu interior. Se você se preocupa em ter uma criação saudável, leia até o final este artigo e saiba o porquê você precisa fazer este acompanhamento com frequência.

1. Descobrir se o ovo está fértil através da ovoscopia

A partir do 7º dia da postura, você já pode verificar em um ovoscópio se um ovo está fértil ou não. Isso é importante, pois se algum não estiver, é necessário tirá-lo da incubadora, pois a tendência dele é apodrecer e contribuir para que os demais ovos também apodreçam, causando um mau cheiro terrível.

Para diferenciar se um ovo está fértil ou não, você só precisa observar o seu interior. Se sua gema estiver aparecendo por inteira, ele está infértil, do contrário, você só consegue enxergar alguns veios de sangue.

2. Acompanhar o desenvolvimento do embrião

Além de ver se os ovos estão férteis ou não, é necessário fazer um acompanhamento frequente e registrar toda a sua evolução, pois dessa maneira é possível saber se o embrião continua se desenvolvendo como o esperado.

Para saber se ele continuará se desenvolvendo, observe se o ovo possui algum anel de sangue, uma circunferência bem definida dentro da casca. Esse é um sinal definitivo de que o embrião não se desenvolverá. Isso pode acontecer devido a bactérias, mudanças de temperatura, umidade ou mesmo defeitos genéticos.

Caso ele pare de se desenvolver, é necessário tirá-lo da incubadora, pelo mesmo motivo do ovo infértil.

3. Observar a integridade do ovo

O ideal é que você observe se a casca do ovo possui alguma rachadura, ou alguma lesão, pois isso pode facilitar a entrada de bactérias. Mas não descarte ainda estes ovos, observe se a rachadura não aumenta e se o ovo continua a se desenvolver. Caso isso aconteça, ele não terá maiores problemas.

4. Examinar más posições e formações

Pela ovoscopia também é possível observar se o embrião está se desenvolvendo com má formação, ou está em má posição, o que pode prejudicar o nascimento do pintinho.

Economize tempo e trabalho com uma mesa de ovoscopia

Uma mesa de ovoscopia, também chamado de ovoscópio, permite que se analise até 150 ovos de uma só vez. Sem ela, esta análise só é possível verificando ovo por ovo com uma lâmpada específica, o que torna o processo extremamente lento e custoso. Se a sua criação for grande, ou se você deseja ampliá-la, conheça a mesa de ovoscopia da Fornari.

E você? Já utiliza uma mesa de ovoscopia ou ainda verifica seus ovos um a um? Compartilhe com a gente a sua experiência nos comentários.

Facebook Twitter LinkedIn