Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Como realizar uma limpeza apropriada em granjas avícolas

granjas avícolas
Facebook Twitter LinkedIn
10 de agosto de 2017 | Postado por Fornari

Limpeza e desinfecção são partes críticas de todos os programas de biossegurança das granjas avícolas.

O objetivo não é esterilizar completamente o meio ambiente, mas sim diminuir significativamente a carga de patógenos para um ponto onde a transmissão de doenças não ocorra.

Existem alguns passos importantes para qualquer processo de limpeza e desinfecção. Essas etapas e alguns conceitos importantes serão identificados aqui:

Limpeza e desinfecção em granjas avícolas

Em grandes incubadoras comerciais, ovos de diferentes idades devem ser separados e transferidos para unidades separadas antes da incubação.

Unidades de incubação separadas permitem que medidas adequadas de saneamento e controle de doenças sejam praticadas entre lotes de pintinhos. Ou seja, os pintinhos podem ser incubados sem perturbar os outros ovos incubados. É importante limpar e desinfectar completamente a incubadora antes de cada uso.

Remova todas as cascas de ovos, poeira e material orgânico com uma vassoura ou aspirador. Lave cada unidade com uma solução detergente e enxague com uma solução desinfetante.

Quando as incubadoras estiverem secas, ligue as unidades e aguarde as condições adequadas de temperatura e umidade antes de colocar os ovos.

Um trabalho completo de limpeza resulta em uma melhoria de 95 a 99% no controle de doenças. Quando a limpeza é feita corretamente, é necessário usar pouco ou nenhum desinfetante.

Se um desinfetante for usado, a amônia quaternária é o mais utilizado em equipamentos como incubadoras e bandejas para incubação. Esse desinfetante é relativamente não corrosivo, apresenta baixa toxicidade e é eficaz na limpeza de matéria orgânica.
Concentre-se nestes três passos para limpar as outras áreas da granja:

1. Limpeza

O primeiro passo é remover todo o material orgânico. Os resultados são melhores quando se usa uma vassoura, pá ou raspador. Remova o máximo de sólidos possível para minimizar o uso de água no próximo passo.

O tempo gasto nesse processo diminuirá o tempo total gasto nas outras etapas.

2. Limpeza e Desinfecção

É importante lavar toda a área com água, com o auxílio de baldes ou mangueiras. Após essa etapa é a hora da desinfecção.

Esse é um passo crítico no processo de limpeza que requer algum uso da ciência. Até que as superfícies estejam completamente limpas, a desinfecção não será efetiva.

Os desinfetantes são definidos como produtos químicos usados para controlar, prevenir ou destruir micróbios em objetos ou superfícies inanimadas. A maioria dos desinfetantes é inativa até entrar em contato com material orgânico.

Tradicionalmente, os desinfetantes são selecionados com base nas preferências ou no preço em vez de em objetivos específicos. Todos os desinfetantes utilizados para a limpeza da granja avícola devem ser aprovados pela Anvisa. Portanto, é muito importante ler os rótulos.

3. Tempo de secagem

Um dos desafios com a maioria dos programas de limpeza e desinfecção em granjas avícolas é permitir um tempo de secagem prolongada.

O objetivo do tempo de inatividade/secagem é permitir que toda a umidade possa evaporar do prédio e de todas as suas superfícies.

A água é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos vivos, incluindo vírus e bactérias. Um tempo de inatividade de 48 horas pode reduzir drasticamente a contaminação ambiental em comparação a um tempo de atividade de 24 horas.

E você? Faz a limpeza apropriada da sua granja avícola? Deseja otimizar esse processo? Conheça a máquina de desinfecção de ovos da Fornari.

fn_cta_biosseguranca_pt

Facebook Twitter LinkedIn