Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Conheça os benefícios da sanitização para a pecuária

Facebook Twitter LinkedIn
4 de março de 2016 | Postado por Fornari

Com o passar dos tempos, o mercado ficou cada vez mais exigente quanto aos produtos de origem animal. Processos sendo revistos, produtos com um nível de exigência de alta qualidade e bem estar animal são algumas medidas que foram ganhando evidência no mercado.

Mas como prevenir contaminação de produtos? De que forma melhorar a produtividade e atender um mercado exigente? Confira.

Princípios da sanitização

A sanitização consiste basicamente no uso de melhores práticas e equipamentos a fim de reduzir o risco de contaminação de determinado produto. O processo adota medidas de higiene que anulam os fatores de deterioração da saúde e criam condições para proteger a saúde e garantir a produção de produtos de boa qualidade.

Durante as diversas etapas dentro de uma cadeia produtiva, existem várias delas que estão sujeitas à contaminação, que pode ser por agentes químicos ou biológicos.

Sanitização na pecuária

No caso de produtos que são para consumo humano, deve-se redobrar a atenção quanto à sanitização.

Na pecuária, é um princípio que deve estar presente em toda a cadeia produtiva. Para cada setor dessa indústria existem equipamentos específicos que garantem a produção de alta qualidade, reduzindo o risco de contaminação. Seja na bovinocultura, avicultura ou suinocultura, a sanitização garante um processo de qualidade.

Dentre os benefícios da sanitização na pecuária, destacam-se:

Adequação dos processos perante a legislação

Como o produto final desta indústria é um bem para consumo humano, a lei prevê algumas medidas para garantir a qualidade e que ele não coloque em risco a saúde do consumidor.

Reduzindo o risco de contaminação durante o processo, o empresário atende à legislação e minimiza o risco de multas e sanções, o que influencia no resultado operacional da empresa.

Tratando-se de uma produção que visa à exportação, alguns países também exigem determinados certificados veterinários e de sanidade para transporte e comercialização de produtos oriundos da indústria da pecuária. Equipamentos de sanitização também são boas soluções para adequar-se a esta demanda internacional.

Controle de patógenos

As boas práticas de sanitização, bem como equipamentos de altos desempenho e qualidade, garantem um controle de patógenos ao longo do processo. A proliferação de vírus, bactérias e fungos pode comprometer toda a produção de determinado lote ou indústria quando não controlado, e a velocidade de contaminação de microrganismos pode ser exponencial e comprometer também a saúde dos animais.

A gestão de patógenos pode ser também alcançada através de alterações na criação de animais, uso de antibióticos e outros fármacos. Entretanto, o problema da resistência aos antibióticos tem limitado as práticas de dosagem preventiva, fato que corrobora para a vantagem competitiva do uso de equipamentos de sanitização como medida preventiva de controle de doenças.

Evita contaminação de alimentos

Além de evitar a contaminação da produção, a sanitização também é importante para não comprometer os alimentos que são fontes de nutrientes para os animais. Os alimentos ingeridos pelos animais da indústria de pecuária são uma das portas de entrada para os microrganismos se instalarem, por isso equipamentos de sanitização também devem ser alocados quando ocorre o manejo de ração e qualquer tipo de fonte de nutriente para os animais.

Garantindo um sistema de sanitização eficiente, reduz-se o risco de retrabalho e deterioração do lote. A sanitização é uma medida preventiva de suma importância que garante um resultado satisfatório da indústria da pecuária reduzindo o risco de contaminação dos lotes. Portanto, o investimento se justifica ao longo de toda a cadeia produtiva.

Ficou com alguma dúvida sobre o sanitização e a sua importância no processo pecuário?

fn_cta_biosseguranca_pt

Facebook Twitter LinkedIn