Neste dia 28 de agosto comemoramos o Dia Nacional da Avicultura e nós da Fornari temos orgulho em fazer parte da evolução deste importante setor produtivo. Os equipamentos desenvolvidos por nós atende a demanda de produtores em todo o território nacional e estamos presentes também em vários países.
A avicultura brasileira hoje é considerada um patrimônio nacional. Gera milhares de empregos e prospera dia-a-dia. O Brasil tem a melhor avicultura do mundo, tanto do ponto de vista sanitário quanto zootécnico, graças aos profissionais e as empresas que inovam na criação de equipamentos que promovam a biosseguridade.
Mesmo tendo muito a comemorar nesta data, precisamos nos manter em alerta com os cuidados sanitários em todos os processos da produção. Só assim poderemos sonhar com uma avicultura ainda mais próspera e de referência para o mundo!
PRODUÇÃO DE FRANGO
Dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontam que o Brasil deve produzir 14,85 milhões de toneladas métricas de carne de frango em 2022, crescendo 2% devido à forte demanda externa.
O relatório aponta que em 2022 os produtores brasileiros continuarão se beneficiando da robusta demanda global, que foi reforçada pela diminuição da oferta global. A oferta foi impactada pela disseminação da Influenza Aviária em várias partes do mundo, bem como pelo atual conflito na Ucrânia, que afetou a capacidade deste país de exportar para seus tradicionais parceiros comerciais – alguns dos quais se sobrepõem aos principais mercados do Brasil.
CONSUMO ALAVANCA A PRODUÇÃO DE OVOS
De acordo com os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de ovo alcançou a marca de 54,5 bilhões de unidades ou equivalente em 2021. Ou seja, 1,8% a mais que registrado no ano anterior, de 53,5 bilhões de ovos. Já o volume projetado para 2022 poderá chegar até 56,2 bilhões de unidades, ou seja, 3% maior em relação a 2021.
Em 2021, o consumo per capita foi de 257 unidades, número 1,5% maior que o consumo registrado em 2020, quando chegou a 251 unidades por habitante/ano, e superior à média mundial que é de 230 ovos por habitante/ano. Essa mudança no perfil alimentar do brasileiro, a versatilidade do ovo e o aumento do preço de outras proteínas ajudaram a impulsionar o crescimento do setor. Por isso, a associação projeta para 2022 um aumento ainda maior: espera-se que cada brasileiro consuma 262 ovos, um incremento de 2,5% maior do que o registrado no ano passado.