Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Como economizar luz nos incubatórios

economizar luz
Facebook Twitter LinkedIn
18 de agosto de 2016 | Postado por Fornari

No âmbito da agroindústria, existem algumas medidas que podem ajudar a sua empresa a minimizar perdas e otimizar processos. Uma delas, que pode fazer seu negócio crescer é a economia de energia elétrica.

Além de toda a questão de sustentabilidade, investimentos podem ser feitos em equipamentos que têm um consumo energético mais econômico.

A principal matriz energética do Brasil ainda é proveniente das hidrelétricas, que abastecem todo o tipo de indústria, comércio e residências. A energia elétrica no país, apesar de reduzir seu valor nos últimos meses, ainda é uma das mais caras do mundo. Durante o período de alta nas taxas de luz, grandes empresas tiveram que encerrar suas atividades por não conseguirem se adaptar a este aumento. O valor final a ser pago nas contas mensais é a soma da geração, do transporte até as edificações (transmissão + distribuição), e os encargos do setor elétrico somados a tributos determinados por lei.

Apesar de não ser o setor que mais consome energia elétrica no país, a agroindústria pode ter sua parcela de economia elevada tomando algumas simples atitudes. Nas granjas e incubatórios existem algumas medidas que podem ser tomar para reduzir o consumo de energia elétrica. Saiba quais são elas no post de hoje.

Fique atento às tarifas

É muito importante que, além de se enquadrar na modalidade tarifária correta, também sejam estudadas as possibilidades de se fazer o remanejamento das cargas instaladas, principalmente retirando as mesmas do horário de ponta e transferindo-as para outro, de forma que essa combinação resulte na redução das despesas com a energia elétrica e não sobrecarregue o sistema elétrico.

A metodologia de análise tarifária é uma das estratégias utilizadas para se obter a redução dos custos com energia nas indústrias, identificando como essa é utilizada nos seus processos de produção e de que forma ela será cobrada pela concessionária que a fornece.

Pequenas atitudes, grandes economias

Apagar a luz quando se sai de salas, desligar aparelhos que não estão sendo utilizados e aproveitar a luz natural são apenas algumas simples dicas que, somadas, podem resultar em grandes economias. Aplicando estes princípios ao incubatório, é possível projetar o ambiente para aproveitar melhor a luz solar sem danificar as matrizes e ovos.

Equipamentos com eficiência energética

Durante todos os processos na granja, procure utilizar equipamentos que consigam operar com certa eficiência energética. Faça manutenções preventivas para que o funcionamento das máquinas estejam de acordo com as especificações do fabricante. A Fornari é uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos para o agronegócio. Possui um vasto leque para otimizar seus processos reduzindo o consumo de energia elétrica. Os equipamentos partem do princípio da sustentabilidade, possuem voltagem mais baixa frente à concorrência, utilizam-se de bombas de alta pressão e fazem o uso do reciclo de água.

Ficou interessado? Comente abaixo e conheça as soluções da Fornari para a melhoria de processos e descubra como transformar a sua empresa de forma sustentável.

 

fn_cta_ovoscopia_pt

Facebook Twitter LinkedIn