Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Saiba como funciona o processo de desinfecção

Facebook Twitter LinkedIn
17 de março de 2016 | Postado por Fornari

A desinfecção ou assepsia pode ser definida como o processo de eliminação de microrganismos por meio de agentes químicos ou agentes físicos.

O processo de desinfecção devem seguir as seguintes premissas e ter as seguintes características: garantir uma boa penetrabilidade dentro do local infectado e o composto desinfetante deve agir em um amplo espectro com a menor taxa de toxicidade. A ação deve ser rápida a fim de não alastrar a contaminação e a medida também deve ser econômica.

Existem equipamentos próprios que permitem que um determinado processo produtivo tenha uma etapa de desinfecção eficiente. Na indústria avícola, podemos destacar alguns equipamentos como arcos de desinfecção com molhador de frango e máquinas de desinfecção de ovos.

Princípios de ação

Podem-se destacar os métodos físicos de desinfecção, a filtração, radiação, calor seco e calor úmido. Destaca-se a radiação eletromagnética como técnica utilizada em materiais que não possam ser aquecidos. Já quanto ao mecanismo de desinfecção por agentes químicos, são usados desinfetantes de primeiro, segundo e terceiro grau.

Estes três tipos de desinfetantes diferenciam entre si pelo mecanismo de ação de cada um. Sendo no primeiro caso a alquilação (bactericida), no segundo de desnaturação de proteínas (ação bactericida) e no terceiro quelação, mecanismo bacteriostático.

O grau de desinfecção química também diz respeito aos tipos de patógenos que são destruídos:

1º grau – alta desinfecção: há a destruição de formas vegetativas, esporos, bacilos e vírus;

2º grau – média desinfecção: há destruição de vírus e bactérias, menos esporos;

3º grau – baixa desinfecção: há destruição de formas vegetativas de bactérias e não destroem vírus e bacilos.

Benefícios da desinfecção

Com a desinfecção em uma linha de processamento bem estabelecida pode-se elevar a produtividade a um patamar de qualidade superior à média. Além de evitar que lotes de produtos sejam contaminados por patógenos, o processo de desinfecção é uma medida que proporciona uma melhor condição de trabalho aos operadores.

Com a redução de patógenos, os colaboradores também ficam menos sujeitos a contrair algum tipo de doença, oriunda do manejo de determinadas matérias primas ou produtos que estão sendo processados em uma linha.

O processo de desinfecção garante uma qualidade superior aos produtos processados, e assim atende às exigências internacionais de qualidade, facilitando o processo de exportação.

A preservação da saúde dos animais também é um benefício da desinfecção das instalações e materiais. Atenção especial com a higienização (limpeza e desinfecção) dos galpões depois da ocorrência de alguma enfermidade ou antes do alojamento.

A limpeza e desinfecção das instalações devem ser executadas corretamente para apresentarem adequada eficácia. Além disso, a remoção da matéria orgânica é essencial para que o desinfetante apresente bons resultados.

E você, ficou com alguma dúvida sobre o processo de desinfecção? Escreva pra gente pelos comentários.

FN_CTA_eBook_DesinfeccaoOvos_PT

Facebook Twitter LinkedIn