Português (Brasil) U.S. English

Fornari Blog

Tecnologia no agronegócio: monitoramento remoto e redução de perdas

Tecnologia no agronegócio
Facebook Twitter LinkedIn
18 de maio de 2017 | Postado por Fornari

Empresas de todos os setores já aproveitam as facilidades trazidas por tecnologias modernas para melhorar a forma como os seus processos são executados e gerenciados. Você já pensou que isso também é possível no agronegócio?

Não estamos falando apenas de facilidades como a possibilidade de pagar contas sem sair de casa, utilizando a internet. É muito mais do que isso: com as tecnologias certas, você pode aumentar o controle da limpeza dos ambientes da sua granja, por exemplo, ou pode fazer previsões de produção muito mais precisas para a sua lavoura. Usar a tecnologia no agronegócio a favor do seu empreendimento não é mais uma opção – é algo necessário para eliminar perdas, reduzir custos e aumentar a qualidade dos seus produtos. Saiba mais:

Porque investimentos em tecnologia são essenciais para a agroindústria

A tecnologia evolui a passos largos e isso pode ser aproveitado no gerenciamento do agronegócio. Já existem equipamentos especializados que contribuem para otimizar processos de rotina realizados em lavouras, granjas e outros ambientes. É o caso de modernos tratores, sistemas para análise de solo, lavadores automáticos e outras máquinas, que levam mais rapidez e precisão às atividades desenvolvidas.

Vale destacar que rapidez e precisão são duas características importantes para que os desperdícios – de tempo e de insumos – sejam eliminados. A tecnologia também faz com que os ambientes possam ser melhor monitorados, assim como as etapas produtivas. Isso faz com que erros possam ser evitados logo no início da cadeia, o que contribui para a redução de perdas no final da produção. O trabalho de todos os profissionais que atuam no agronegócio é afetado de forma positiva: do veterinário, que conta com ferramentas que ajudam no controle de pragas, até o agricultor, que já pode monitorar a sua lavoura a partir de dispositivos móveis.

Se bem escolhidas, as tecnologias apresentam um excelente potencial de retorno no agronegócio. Ajudam no controle dos processos, na garantia de ambientes limpos, na contagem do gado, no acompanhamento das finanças e em diversas outras atividades. Em outras palavras, é um apoio necessário para que o negócio funcione em seu potencial máximo.

Monitoramento remoto e outros exemplos de tecnologias eficientes para o agronegócio

Uma tendência no setor é a gestão remota. Por meio do uso de imagens obtidas por satélite, por exemplo, o agricultor pode controlar as suas lavouras a partir de qualquer dispositivo conectado à internet (como um celular ou um tablet). Uma comodidade que também garante um melhor monitoramento sobre a produção. Esta é uma tecnologia que pede um investimento mais alto, por isso, é mais indicada para as grandes lavouras.

Uma alternativa, com preço mais acessível, para o monitoramento de lavouras menores, são os drones que ajudam a detectar pragas. Já existem equipamentos que capturam imagens com qualidade superior às registradas pelos satélites e que também ajudam no mapeamento das lavouras. Além de possibilitar a identificação de doenças, os drones também podem ser utilizados para que o agricultor encontre outras falhas na produção. Assim, erros podem ser corrigidos com rapidez e os desperdícios são eliminados.

Também já existem programas de computador específicos para o setor. São sistemas que permitem que o agricultor acompanhe a fertilidade do solo, números de produção e outros aspectos importantes para o negócio. Tudo isso na tela de um computador, tablet ou celular.

O controle oferecido pelas tecnologias também beneficia o gerenciamento da granja. A luminosidade e a temperatura dos ambientes em que as aves e os ovos ficam, por exemplo, também podem ser controladas de forma automática.

Além disso, existem empresas que têm desenvolvido equipamentos próprios para a área, como as máquinas para desinfetar ovos férteis, que oferece ao produtor, em tempo real, informações de temperatura da água, do ar, dentre outros dados importantes. Todas essas informações podem ficar armazenadas e gerar um histórico importante para apontar possíveis falhas na produção e ajudar na tomada de decisãoo, de modo a evitar perdas sérias perdas produtivas no futuro.

Outros equipamentos que podem ser citados para esse fim são a mesa para ovoscopia e a mesa para classificação de ovos.

Estas e outras tecnologias contribuem para que o trabalho na agroindústria seja otimizado. Garantindo economia de tempo e de dinheiro, assim como o aumento na qualidade da produção.

Que tecnologias você já utiliza no seu agronegócio? Deixe uma resposta nos comentários!

Facebook Twitter LinkedIn